Trabalhar em casa virou uma realidade de muitos brasileiros em 2020. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o home office como modalidade de trabalho durante a pandemia. Certamente, essa mudança do presencial para o teletrabalho tem suas vantagens e suas desvantagens.
Assim, os desafios do trabalho remoto exigem constantes adaptações tanto para os funcionários como para as empresas. Com isso, novas logísticas e processos tiveram que ser desenvolvidos para dar conta de manter a produtividade. Da mesma forma que a modalidade presencial, o trabalho remoto apresenta suas vantagens e desvantagens. E, um dos problemas ocasionados pelo home office é, justamente, equilibrar o trabalho em casa com a vida pessoal.
Vantagens e Desvantagens do home office
Em entrevista para o Portal UOL, Felipe Massad diretor de gestão de pessoas do Magazine Luiza identificou que no início do home office “as pessoas estavam trabalhando mais, sem horário para terminar, com reuniões encavaladas em que não dava tempo nem de ir ao banheiro, todo mundo querendo participar para mostrar presença”. Apesar das desvantagens e dificuldades com o teletrabalho, a pesquisa da FIA revela que cerca de 34% das empresas pretende continuar com o trabalho a distância para até 25% do seu quadro de funcionários, após o fim da pandemia. E, 29% das empresas quer manter o home office para até 50% do quadro.
Definir uma rotina de trabalho com clareza nas atividades e processos a serem realizados é de suma importância para manter a produtividade. Contudo, o tempo de ócio e descanso também é essencial para que o corpo e a mente possam se desconectar do trabalho. Aproveitar o tempo com a família, ler um livro, assistir uma série que gosta, comer a sua comida favorita ou tirar aquela soneca depois do almoço são atividades necessárias que ajudam no cuidado para com a saúde mental do trabalhador. Então, aqui vai algumas dicas de como você pode organizar melhor seu tempo para poder fazer tudo isso.
Dicas para gestão de tempo
- Ter uma rotina: estabeleça um horário para começar a trabalhar, levantar, se arrumar e tomar seu café da manhã. É importante também fazer pausas durante o trabalho para tomar água, um suco, ou café. Tenha um horário reservado para o almoço e procure comer alimentos leves e saudáveis que vão fornecer energia para o resto do dia. O horário de parar de trabalhar também é importante, ele ajuda a evitar a procrastinação e o excesso de trabalho.
- Planejamento: organizar o tempo de trabalho e as atividades que você tem que entregar ajudam a manter a produtividade. Por isso, use e abuse de calendários, tabelas, lista de tarefas do dia e anotações na sua agenda.
- Reserve seu tempo de ócio: como já mencionamos, o tempo dedicado ao lazer é essencial para manter o equilíbrio da vida pessoal com a profissional. Nesses momentos, se desconecte das tarefas do trabalho e aproveite para descansar, fazer o que gosta e se divertir com a família.
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